|
|
Blog SLIDET - Notícias sobre Blur, Oasis, Verve, Richard Ashcroft, Graham Coxon, Gorillaz e The Good, The Bad and The Queen. |
Arquivos:
dezembro 2003 julho 2004 outubro 2004 novembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 outubro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011
|
Oasis abala alicerces de Wembley
Grupo inglês coloca o estádio abaixo com um show de puro rock'n'roll, registrado no disco ao vivo FAMILIAR TO MILLIONS. "Não somos sujeitos sociáveis", resume o guitarrista Noel Gallagher, definindo os integrantes do grupo que lidera, o Oasis. A frase surge quando o músico é questionado sobre as brigas com outras bandas (o Blur, em especial), as bebedeiras, o envolvimento com drogas e os constantes quebra-paus entre ele e seu irmão, o vocalista Liam. No palco, essa postura rebelde se apresenta sob a forma de shows ora formidáveis, ora desastrosos - o público brasileiro, aliás, experimentou essas duas facetas na primeira vez em que o Oasis esteve no país, há dois anos. O que está registrado em FAMILIAR TO MILLIONS, porém, não deixa dúvidas de que, num dia bom, os ingleses não deixam pedra sobre pedra.
O disco ao vivo, duplo, flagra o Oasis durante show no extinto estádio de Wembley, na Inglaterra, no dia 21 de julho - o do dia anterior também foi gravado, mas, segundo Noel, Liam estava tão bêbado que "ferrou" com a performance. A recepção fria de STANDING ON THE SHOULDER OF GIANTS, último disco de estúdio da banda, não impediu que 70 mil pessoas lotassem o local, comprovando que, ao menos na Grã-Bretanha, a popularidade do grupo permanece intocada. Gallagher & cia. retribuíram com uma apresentação incandescente, recheada de hits mergulhados em peso, distorção e arremedos de melodia, não poupando nem mesmo as baladas de uma dose extra de puro espírito rock'n'roll.
Alguns acusam o Oasis de tocar para si mesmo, ignorando o público que paga para vê-lo. Mas em FAMILIAR TO MILLIONS não há motivos para procurar o Procon, a não ser que o seu disco preferido da banda seja o barulhento BE HERE NOW, que comparece com apenas uma canção, STAND BY ME. Em interpretações ainda mais cruas que as originais, petardos como SUPERSONIC, ROLL WITH IT, WONDERWALL, CIGARETTES & ALCOHOL, CHAMPAGNE SUPERNOVA, LIVE FOREVER e ROCK'N'ROLL STAR, sucessos dos dois primeiros álbuns, deixam claro que o legado de Beatles, Rolling Stones, Who e Sex Pistols está seguro com o Oasis. Do último CD, FUCKIN' IN THE BUSHES abre a festa, seguida de GO LET IT OUT e WHO FEELS LOVE?. Mais adiante, GAS PANIC! e ACQUIESCE comprovam que até a faixa menos conhecida é "familiar para milhões". E o que dizer da belíssima DON'T LOOK BACK IN ANGER, cantada, nota por nota, pela multidão presente no estádio?
Mas também há surpresas no álbum. A primeira delas é a inédita STEP OUT, rockão com Noel no vocal que ajuda a balançar os alicerces já condenados de Wembley. O guitarrista também leva uma acelerada versão de HEY HEY, MY MY, quase tão boa quanto aquela eternizada por Neil Young. Por fim, o Oasis realiza seu sonho (ser os Beatles) interpretando uma HELTER SKELTER - a única registrada em outro local - com duas toneladas extras. Se uma dessas duas estiverem no set list da apresentação que a banda faz no Rock in Rio, em janeiro, Axl Rose, que toca na mesma noite, não precisa nem dar as caras. Por Rubens Herbst
slidet.com -
0 recados
|
|