style="margin-top:40px;" SLIDET.COM



Blog SLIDET - Notícias sobre Blur, Oasis, Verve, Richard Ashcroft, Graham Coxon, Gorillaz e The Good, The Bad and The Queen.

Arquivos:
dezembro 2003
julho 2004
outubro 2004
novembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
outubro 2010
dezembro 2010
janeiro 2011

Oasis abala alicerces de Wembley
Grupo inglês coloca o estádio abaixo com um show de puro rock'n'roll, registrado no disco ao vivo FAMILIAR TO MILLIONS. "Não somos sujeitos sociáveis", resume o guitarrista Noel Gallagher, definindo os integrantes do grupo que lidera, o Oasis. A frase surge quando o músico é questionado sobre as brigas com outras bandas (o Blur, em especial), as bebedeiras, o envolvimento com drogas e os constantes quebra-paus entre ele e seu irmão, o vocalista Liam. No palco, essa postura rebelde se apresenta sob a forma de shows ora formidáveis, ora desastrosos - o público brasileiro, aliás, experimentou essas duas facetas na primeira vez em que o Oasis esteve no país, há dois anos. O que está registrado em FAMILIAR TO MILLIONS, porém, não deixa dúvidas de que, num dia bom, os ingleses não deixam pedra sobre pedra.
O disco ao vivo, duplo, flagra o Oasis durante show no extinto estádio de Wembley, na Inglaterra, no dia 21 de julho - o do dia anterior também foi gravado, mas, segundo Noel, Liam estava tão bêbado que "ferrou" com a performance. A recepção fria de STANDING ON THE SHOULDER OF GIANTS, último disco de estúdio da banda, não impediu que 70 mil pessoas lotassem o local, comprovando que, ao menos na Grã-Bretanha, a popularidade do grupo permanece intocada. Gallagher & cia. retribuíram com uma apresentação incandescente, recheada de hits mergulhados em peso, distorção e arremedos de melodia, não poupando nem mesmo as baladas de uma dose extra de puro espírito rock'n'roll.
Alguns acusam o Oasis de tocar para si mesmo, ignorando o público que paga para vê-lo. Mas em FAMILIAR TO MILLIONS não há motivos para procurar o Procon, a não ser que o seu disco preferido da banda seja o barulhento BE HERE NOW, que comparece com apenas uma canção, STAND BY ME. Em interpretações ainda mais cruas que as originais, petardos como SUPERSONIC, ROLL WITH IT, WONDERWALL, CIGARETTES & ALCOHOL, CHAMPAGNE SUPERNOVA, LIVE FOREVER e ROCK'N'ROLL STAR, sucessos dos dois primeiros álbuns, deixam claro que o legado de Beatles, Rolling Stones, Who e Sex Pistols está seguro com o Oasis. Do último CD, FUCKIN' IN THE BUSHES abre a festa, seguida de GO LET IT OUT e WHO FEELS LOVE?. Mais adiante, GAS PANIC! e ACQUIESCE comprovam que até a faixa menos conhecida é "familiar para milhões". E o que dizer da belíssima DON'T LOOK BACK IN ANGER, cantada, nota por nota, pela multidão presente no estádio?
Mas também há surpresas no álbum. A primeira delas é a inédita STEP OUT, rockão com Noel no vocal que ajuda a balançar os alicerces já condenados de Wembley. O guitarrista também leva uma acelerada versão de HEY HEY, MY MY, quase tão boa quanto aquela eternizada por Neil Young. Por fim, o Oasis realiza seu sonho (ser os Beatles) interpretando uma HELTER SKELTER - a única registrada em outro local - com duas toneladas extras. Se uma dessas duas estiverem no set list da apresentação que a banda faz no Rock in Rio, em janeiro, Axl Rose, que toca na mesma noite, não precisa nem dar as caras. Por Rubens Herbst
slidet.com - 0 recados